Palestras

Transformando reuniões em um Ambiente de Pensamento

Quais resultados você espera de suas reuniões, e que não está alcançando? Como você saberia que as reuniões com sua equipe estão sendo realmente produtivas? Como você saberia que suas reuniões estão encorajando, engajando e energizando as pessoas?

Grupos que criam um Thinking Environment® (Ambiente de Pensamento) fazem exatamente isso: encorajam, engajam e energizam pessoas. Com foco nesses resultados, todos economizam tempo e dinheiro, produzindo melhores resultados.

Observarmos que a cultura existente nas reuniões transita também fora delas. Transformar a forma de conduzir reuniões se tornou a principal aplicação do Thinking Environment no Brasil. Criar um Ambiente de pensamento pode transformar não somente sua cultura de reunião, mas a forma de ser e agir do indivíduo.

A palestra introduz alguns componentes que criam um Ambiente de Pensamento e convida o participante a experimentar uma prática de pensamento que pode ser usada em reuniões e em muitos outros contextos.

}

Duração da Palestra

A duração da palestra é de 45 minutos a 2 horas (a combinar).

Transformando Organizações – Desenvolvimento Organizacional Dialógico

Holocracia, economia criativa e colaborativa e equipes de auto-gestão são conceitos que foram desenvolvidos nos últimos 50 anos, e nos impulsionam a repensar os modelos de gestão clássicos (como uma estrutura hierárquica). Neste momento estamos observando como novas formas de gestão surgem e como estruturas gerenciais inovadoras incluem e desenvolvem esses conceitos, fazendo a transição para uma nova forma de gestão que não somente apresenta características de hierarquia, mas também características de gestão em rede.

Essas organizações são como sistemas vivos, que se adaptam numa forma ágil e sustentável as mudanças que enfrentam. Elas exigem mudanças de paradigmas no estilo de liderança, nos processos, nas tomadas de decisões, no modelo de remuneração e, claro, em toda sua estrutura.

Baseado em experiências práticas e nos trabalhos seminais de Laloux, Bushe/Marshak e outros, o palestrante vai dialogar com o público sobre formas da gestão tradicionais e formas que sugiram nas últimas décadas, chegando aos modelos que estão emergindo na atualidade. Também será abordado como organizações podem iniciar e sustentar a mudança para essas novas formas de gestão usando o conceito e as abordagens e ferramentas de dialogic organizational development em lugar do tradicional diagnostic organizational development.

}

Duração da Palestra

A duração da palestra é de 45 minutos a 2 horas (a combinar).

Suportando resistência, criando resiliência:
Técnicas para lidar com a crescente complexidade organizacional

Estamos vivendo tempos de alta complexidade social, econômica e ambiental. Os líderes de hoje percebem isso, mas muitas vezes ainda carecem de mecanismos para lidar com novas situações desafiadoras. Os exemplos de “best practices” que podem ser reproduzidos nas organizações são importantes e necessários, mas, dependendo do nível de complexidade do ambiente interno e externo da organização, não são mais suficientes para garantir eficiência e responder com agilidade aos desafios.

A crescente complexidade exige novas formas de agir no mundo. Exige assertividade, proatividade, rapidez de resposta e mais consciência. É necessário estabelecer uma nova forma de gestão e preparar líderes para que possam agir corajosamente em qualquer situação, aprendendo a se mover para fora de sua zona de conforto.

Não se trata mais de uma escolha, mas de uma necessidade dos líderes desenvolverem habilidades para trabalhar com as resistências e incertezas existentes dentro das organizações. Quando deixam de desenvolver essas competências, o resultado é notório: baixa motivação dos colaboradores, baixa eficácia e insatisfação dos stakeholders – o que pode fragilizar o negócio.

A palestra irá trazer conceitos e técnicas para auxiliar na compreensão sobre complexidade (do ambiente?) e agir de uma forma sustentável diante dela. Tecnologias e modelos de complexidade como o de Cynefin, a Teoria U, a Teoria Integral e o Agile Management oferecem novas possibilidades para tornar as organizações mais preparadas para se adaptarem aos desafios da atualidade, e assim, gerarem mais oportunidades de impacto positivo em seu mercado e na sociedade.

Será explorada uma nova concepção para trabalhar a mudança de mentalidade nas organizações por meio de mais diálogo, abertura das equipes e um entendimento mais amplo do sistema em que a empresa está inserida. Os participantes ganham uma visão integrada de como conduzir processos de transformação e mudança nas organizações, novas formas de gestão que destacam a importância de se trabalhar os aspectos humanos de resistência, resiliência, mudança de mentalidade e visão sistêmica frente aos principais desafios estratégicos e de inovação.

}

Duração da Palestra

A duração da palestra é de 1 a 2 horas (a combinar).

Ficou interessado em nossas palestras?

Você pode levar nossas palestras para a sua organização ou manifestar seu interesse para fazer parte da próxima turma. É só preencher o formulário abaixo e entraremos em contato.

Palestras
Sending